Qual o melhor creme dental para o meu filho?

O creme dental infantil indicado para prevenção de cárie dentária é o que contém 1.100 ppm de concentração de flúor na pasta (vide na embalagem do produto). Os cremes que apresentam concentração inferior ou zero de flúor apenas limpam o dente sem ter a função do flúor que é o de fortalecer o esmalte e impedir a evolução da cárie dental.

Qual a quantidade de pasta que deve ser colocada na escova?

A quantidade depende da idade. Para bebês até 3 anos de idade, a quantidade da pasta é do tamanho do “grão de arroz” e para crianças acima de 3 anos o tamanho de um “grão de ervilha”. Manter as pastas fora do alcance das crianças e sempre sob a supervisão dos responsáveis durante a escovação dos filhos.

O que pode acontecer se meu filho engolir creme dental?

Quando a criança utiliza creme dental com flúor acima do recomendado poderá apresentar a fluorose dentária. Devido ao aumento da ingestão de flúor durante a fase de formação dos dentes, ocorre um defeito qualitativo no esmalte, formando manchas brancas no esmalte do dente permanente.

É necessário a aplicação de flúor ?

Em todos os casos, a aplicação do flúor pelo profissional tem como objetivo fortalecer o esmalte e evitar a evolução da cárie dental. Algumas crianças apresentam alto risco de evolução da cárie dental. Nestes casos, recomenda-se o complemento periódico da aplicação do flúor pelo dentista. A frequência é determinada após a avaliação de cada caso.

Quando devemos começar a usar o creme dental com flúor?

Segundo a Dra. Helena Yogi, Mestre em Odontopediatria pela USP, o hábito de higiene oral deve iniciar cedo, limpando as gengivas e a língua do seu filho com pano e água. Assim que os dentes começam a aparecer, escovar duas vezes ao dia com creme dental fluoretado (1100 ppm de concentração de flúor) com uma escova de dente macia apropriada para a idade. Use uma “sujeirinha” de pasta de dente para escovar os dentes de uma criança de até 3 anos de idade . Para 3-6 anos de idade, dispensar uma quantidade “tamanho de uma ervilha” de pasta de dente . Lembre-se que a criança não tem a capacidade de escovar os dentes de forma eficaz, sempre um adulto deve executar para ela até que tenha coordenação motora para realizar sozinha.

Quantas vezes o meu filho precisa ir ao dentista?

Recomenda-se um a cada seis meses de check-up de forma a prevenir as cáries e outros problemas dentários. No entanto, o odontopediatra pode dizer quando e quantas vezes seu filho deve visitar com base no risco à cárie dentária de cada criança.

Converse com nossa equipe sobre o revolucionário tratamento com aparelho transparente, móvel e com tecnologia 3D. Seu filho sem dor!

converse-com-uma-atendente-odontouno

741
398

   
Diretora Técnica: Dra. Helena Yogi CRO/SP - 48.561
Helena Yogi - Doctoralia.com.br

Rua Pedro de Toledo, 80 – Sala 71, Vila Clementino SP (ao lado do Metrô Santa Cruz)

Telefones e Whatsapp de Atendimento:

(11) 97470-7172 / (11) 5081-3724

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.