dentes-apinhados-invisalign-odontouno

Como tratar dentes apinhados?

No Brasil, é muito comum encontrar pessoas com problemas dentários, especialmente quando o assunto são dentes fora do lugar. Também chamados de dentes apinhados ou dente encavalado, esses problemas podem trazer muitos prejuízos não apenas estéticos e de saúde, mas também emocionais.

Além disso, uma boa aparência e um sorriso bonito é o nosso cartão de visitas. Pode fazer a diferença em ser bem aceito em um ambiente, especialmente no local de trabalho. Os dentes apinhados podem causar muito constrangimento e é normal que as pessoas queiram um tratamento para a situação.

Para decidir qual é o melhor tipo de tratamento para você a melhor estratégia é ter conhecimento sobre o assunto e é isso que vamos oferecer agora. Leia o post até o final e saiba tomar a melhor decisão!

O que são dentes apinhados?

Os dentes apinhados são dentes que ficam desalinhados e tortos na boca, muitas vezes, são empurrados para fora ou para dentro. Isso acontece bastante por aqui, já que há uma grande mistura de povos.

Acontece que a estrutura do maxilar é pequena demais e não consegue “suportar” a quantidade de dentes que podem nascer grandes demais para o local. Dessa forma, eles se amontoam oferecendo uma estética pouco agradável.

É comum também que já na infância os dentes tortos possam ser identificados. Os pais precisam estar atentos a isso em relação aos filhos que podem estar sofrendo bullying.

Quais as principais causas?

Não é só por causas genéticas e hereditariedade que os dentes apinhados podem se desenvolver. Existem algumas outras das quais vamos falar agora.

  • Hábitos do cotidiano

Pois é, até os nossos hábitos podem deixar os dentes tortos ainda que haja espaço para eles. Por exemplo, o hábito de chupar o dedo é muito preocupante, já que nesse período os dentes estão nascendo e isso pode se tornar um hábito prolongado, interferindo nos dentes permanentes. O mesmo vale para o uso da chupeta.
E quem disse que só as crianças correm esse risco? É como se os adultos substituíssem os hábitos de infância por outros. Por exemplo, quem morde o bocal da caneta ou costuma pressionar a língua entre os dentes corre também o risco de ter dentes apinhados.

  • Traumas

É menos frequente, mas os dentes acavalados também podem aparecer por conta de traumas como quedas, pancadas, acidentes, entre outros fatores.

  • Siso

O siso é um dos últimos dentes a nascer e, por isso, ele pode causar uma “confusão” entre os dentes que já estão ali. Ele costuma empurrar os outros para ter espaço e, com isso, os dentes acabam ficando desalinhados.

Quais os problemas que os dentes apinhados causam?

Como dissemos, os dentes acavalados não causam apenas problemas estéticos. Há vários outros como problemas de saúde bucal (cáries, gengivite, formação de tártaro e outros) e a própria aparência, não adequada aos padrões estéticos exigidos, pode causar outra série de problemas.

Vejamos alguns deles…

  • Traumas oclusais

Dizer que temos um equilíbrio oclusal significa que temos uma boa mordida. O trauma oclusal significa justamente o fato de que a mordida não está correta. Isso pode resultar em sobrecargas que geram outros problemas como uma lesão na articulação temporomandibular.

  • Cáries

Os dentes apinhados dificultam a limpeza dos dentes e, com isso, a formação de cárie é muito mais fácil de acontecer. Com os dentes estão em diversas posições e muito juntos, pode dificultar o diagnóstico precoce pelo profissional.

  • Gengivite

A gengivite é uma inflamação que se desenvolve na gengiva. Muitas vezes por causa da má higienização dos dentes e da boca como um todo. Ela fica avermelhada, inchada e pode sangrar, principalmente durante a escovação ou na hora de usar o fio dental.

Como fazer o tratamento dos dentes apinhados?

As formas mais comuns de tratamento estão entre os aparelhos ortodônticos. Os mais conhecidos são os fixos, mas eles não são esteticamente agradáveis para muitos e eis que existe uma outra boa opção: os alinhadores da Invisalign®.

Ele oferece inúmeras vantagens como o fato de poder ser removido durante as refeições, ser esteticamente mais agradável por ser um aparelho invisível, facilita na higienização já que é móvel, oferece um melhor conforto já que é feito para cada pessoa, de maneira individual e também é feito com um material exclusivo de alta resistência e maior durabilidade.

A ortodontista Dra. Helena Yogi é especializada em Invisalign® e, por isso, é a profissional ideal para resolver o seu problema de dentes apinhados de uma vez por todas!

Saiba mais dos tratamentos ortodônticos da Invisalign® você pode corrigir o seu sorriso com poucas semanas de uso, agende uma avaliação na Odonto Uno, somos especialistas no seu sorriso!

agende-uma-avaliacao-odontouno

Você tem dúvidas sobre Dentes Apinhados? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou Ligue para (11) 5081-3724.
   
Diretora Técnica: Dra. Helena Yogi CRO/SP - 48.561
Helena Yogi - Doctoralia.com.br

Rua Pedro de Toledo, 80 – Sala 71, Vila Clementino SP (ao lado do Metrô Santa Cruz)

Telefones e Whatsapp de Atendimento:

(11) 97470-7172 / (11) 5081-3724

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h