prognatismo-invisalign-odontouno

Como tratar o prognatismo?

O prognatismo é uma condição bucal na qual a mandíbula, ou seja, a arcada inferior é orientada para frente, ou seja, para fora do rosto em relação à maxila. É como se a mandíbula tivesse um crescimento maior que o maxilar.

Essa condição, além de causar um certo constrangimento por problemas estéticos, ela também provoca outro problemas como a mordida cruzada.

Nesse caso, é preciso ter muito cuidado com a condição emocional do paciente, já que o prognatismo pode causar uma grande deformidade da face. São pessoas que possuem um lábio inferior mais volumoso, assim como o queixo, que fica mais proeminente.

Saiba um pouco mais sobre essa condição, as principais consequências para o paciente e as formas de tratamento.

Quais problemas de saúde o prognatismo pode causar?

Além das questões estéticas, o prognatismo pode provocar certos desconfortos e problemas de saúde. Um bastante comum é a lesão na articulação temporomandibular (ATM). Por causa disso, o paciente pode sentir dores de cabeça, sensação de zumbido no ouvido além de dor na região. Além disso, ele também pode ter problemas na fala, na respiração e também dificuldade para mastigar e deglutir o alimento.

Quais as principais causas?

Os componentes genéticos estão bastante envolvidos nessa questão. Porém, há outras causas, como as funcionais, que estão relacionadas:

  • uso da chupeta ou o hábito de chupar o dedo por muitos anos;
  • alterações respiratórias como no caso da postura baixa da língua.

Há também casos em que o problema pode estar associado a causas hormonais, má formação ainda durante a gestação e traumas por acidentes. Alguns fatores de risco associados, ou seja, situações que podem aumentar as chances de um indivíduo desenvolver o problema. Por exemplo, casos de prognatismo na família é uma dica para manter o alerta sobre as crianças e ficar sempre analisando caso apareça alguma característica suspeita.

Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes.

É possível prevenir?

Existem sim algumas formas de prevenir o prognatismo se ele já começar a ser identificado na infância. Por exemplo, a amamentação de forma natural, sem o uso de chupetas ou de mamadeira é um ótimo passo para evitar o problema.

Também é importante que os pais evitem qualquer “mania” que os filhos apresentem, tentando levar a mandíbula para frente. Eles podem fazer isso até para imitar um colega que tenha o problema. Esse tipo de comportamento deve ser evitado, pois pode causar o prognatismo já que eles estão em fase de crescimento.

Quais as formas de tratamento?

O tipo de tratamento dependerá do grau de prognatismo que o indivíduo tiver. Além disso, podem ser combinados mais de um tipo de tratamento para tentar resolver o problema. Segue abaixo as principais opções.

  • Cirurgia

Essa é uma das formas de tratamento mais utilizadas para o caso. É realizado um recuo da mandíbula por meio de uma técnica denominada Osteotomia Sagital. O grande problema desse tipo de tratamento com essa técnica é o risco de lesão de algum nervo da face, reduzindo a sensibilidade e causando a chamada parestesia. Essa é uma complicação que pode permanecer para o resto da vida com o paciente mesmo com as sessões de fisioterapia.

  • Tratamento interceptativo

É o tipo de tratamento feito quando o problema ainda está em curso e não se instalou por completo. É bastante comum em crianças. Para saber em que idade fisiológica a criança está, é solicitado um exame de imagem da mão e do punho, já que a idade fisiológica nem sempre é igual a cronológica. Nesse caso, já que a criança ainda possui dentes de leite, os aparelhos ortodônticos não são a melhor opção. Para guiar os dentes para o posicionamento adequado, o especialista usa platôs de resina que conseguem levar os dentes até a posição mais adequada.

  • Tratamento corretivo

Nele, podemos incluir os procedimentos cirúrgicos e também o uso de aparelhos ortodônticos sob medida. Entre as opções temos o Invisalign®, um aparelho transparente, já que é feito de acrílico e removível. Ele tem se tornado uma das formas de tratamento mais solicitadas do mercado, especialmente para quem já sofre tanto por problemas estéticos. Ele oferece um visual muito mais discreto e confortável que o aparelho fixo convencional, seja ele transparente ou não.

Como o tratamento do prognatismo costuma durar alguns anos além da cirurgia quando necessária, o Invisalign® é uma excelente opção, ainda mais para crianças e adolescentes.

Para começar o tratamento, você deve buscar por um dentista especialista em Invisalign®, a ortodontista Dra. Helena Yogi da clínica Odonto Uno em São Paulo pode ajudar. Basta entrar em contato e fazer uma avaliação.

agende-uma-avaliacao-odontouno

Você tem dúvidas sobre Prognatismo? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou Ligue para (11) 5081-3724.
   
Diretora Técnica: Dra. Helena Yogi CRO/SP - 48.561
Helena Yogi - Doctoralia.com.br

Rua Pedro de Toledo, 80 – Sala 71, Vila Clementino SP (ao lado do Metrô Santa Cruz)

Telefones e Whatsapp de Atendimento:

(11) 97470-7172 / (11) 5081-3724

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h