Como tratar o prognatismo?
O prognatismo é uma condição bucal na qual a mandíbula, ou seja, a arcada inferior é orientada para frente, ou seja, para fora do rosto em relação à maxila. É como se a mandíbula tivesse um crescimento maior que o maxilar.
Essa condição, além de causar um certo constrangimento por problemas estéticos, ela também provoca outro problemas como a mordida cruzada.
Nesse caso, é preciso ter muito cuidado com a condição emocional do paciente, já que o prognatismo pode causar uma grande deformidade da face. São pessoas que possuem um lábio inferior mais volumoso, assim como o queixo, que fica mais proeminente.
Saiba um pouco mais sobre essa condição, as principais consequências para o paciente e as formas de tratamento.
Quais problemas de saúde o prognatismo pode causar?
Além das questões estéticas, o prognatismo pode provocar certos desconfortos e problemas de saúde. Um bastante comum é a lesão na articulação temporomandibular (ATM). Por causa disso, o paciente pode sentir dores de cabeça, sensação de zumbido no ouvido além de dor na região. Além disso, ele também pode ter problemas na fala, na respiração e também dificuldade para mastigar e deglutir o alimento.
Quais as principais causas?
Os componentes genéticos estão bastante envolvidos nessa questão. Porém, há outras causas, como as funcionais, que estão relacionadas:
- uso da chupeta ou o hábito de chupar o dedo por muitos anos;
- alterações respiratórias como no caso da postura baixa da língua.
Há também casos em que o problema pode estar associado a causas hormonais, má formação ainda durante a gestação e traumas por acidentes. Alguns fatores de risco associados, ou seja, situações que podem aumentar as chances de um indivíduo desenvolver o problema. Por exemplo, casos de prognatismo na família é uma dica para manter o alerta sobre as crianças e ficar sempre analisando caso apareça alguma característica suspeita.
Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes.
É possível prevenir?
Existem sim algumas formas de prevenir o prognatismo se ele já começar a ser identificado na infância. Por exemplo, a amamentação de forma natural, sem o uso de chupetas ou de mamadeira é um ótimo passo para evitar o problema.
Também é importante que os pais evitem qualquer “mania” que os filhos apresentem, tentando levar a mandíbula para frente. Eles podem fazer isso até para imitar um colega que tenha o problema. Esse tipo de comportamento deve ser evitado, pois pode causar o prognatismo já que eles estão em fase de crescimento.
Quais as formas de tratamento?
O tipo de tratamento dependerá do grau de prognatismo que o indivíduo tiver. Além disso, podem ser combinados mais de um tipo de tratamento para tentar resolver o problema. Segue abaixo as principais opções.
-
Cirurgia
Essa é uma das formas de tratamento mais utilizadas para o caso. É realizado um recuo da mandíbula por meio de uma técnica denominada Osteotomia Sagital. O grande problema desse tipo de tratamento com essa técnica é o risco de lesão de algum nervo da face, reduzindo a sensibilidade e causando a chamada parestesia. Essa é uma complicação que pode permanecer para o resto da vida com o paciente mesmo com as sessões de fisioterapia.
-
Tratamento interceptativo
É o tipo de tratamento feito quando o problema ainda está em curso e não se instalou por completo. É bastante comum em crianças. Para saber em que idade fisiológica a criança está, é solicitado um exame de imagem da mão e do punho, já que a idade fisiológica nem sempre é igual a cronológica. Nesse caso, já que a criança ainda possui dentes de leite, os aparelhos ortodônticos não são a melhor opção. Para guiar os dentes para o posicionamento adequado, o especialista usa platôs de resina que conseguem levar os dentes até a posição mais adequada.
-
Tratamento corretivo
Nele, podemos incluir os procedimentos cirúrgicos e também o uso de aparelhos ortodônticos sob medida. Entre as opções temos o Invisalign®, um aparelho transparente, já que é feito de acrílico e removível. Ele tem se tornado uma das formas de tratamento mais solicitadas do mercado, especialmente para quem já sofre tanto por problemas estéticos. Ele oferece um visual muito mais discreto e confortável que o aparelho fixo convencional, seja ele transparente ou não.
Como o tratamento do prognatismo costuma durar alguns anos além da cirurgia quando necessária, o Invisalign® é uma excelente opção, ainda mais para crianças e adolescentes.
Para começar o tratamento, você deve buscar por um dentista especialista em Invisalign®, a ortodontista Dra. Helena Yogi da clínica Odonto Uno em São Paulo pode ajudar. Basta entrar em contato e fazer uma avaliação.