diastema-invisalign-odontouno

Quais os principais tratamentos para diastemas?

São muitas as pessoas que enfrentam problemas bucais e alguns deles podem trazer um certo constrangimento por prejudicar a parte estética. O diastema é um deles. Mas o que são os diastemas?

Se você tem uma área extra entre um dente e outro, então você tem um diastema. É um espaço considerável e mais comum na arcada superior e justamente na parte da frente, afetando o sorriso perfeito.

Existe também o diastema quando o dente de leite de uma criança cai. Mas esses espaços voltam a se fechar com os dentes permanentes nascem. Portanto, todos nós já tivemos diastemas. Porém, esses espaços podem permanecer mesmo com o nascimento dos novos dentes.

Entenda um pouco mais sobre esse problema e, principalmente, sobre a melhor forma de tratá-lo!

Quais as causas do diastema?

Muitas podem ser as causas. Entre elas estão: diferença entre os tamanhos dos dentes que vão nascendo, falta de algum dente e anormalidade no freio labial. Essas são as causas primárias e ainda podemos citar as secundárias como problemas de alinhamento bucal ou protrusão dentária.

O freio labial é aquela membrana que faz a união entre a face interna do lábio superior com a gengiva da arcada superior, na região frontal do maxilar. Ele costuma se localizar na linha mediana, mas em alguns casos de anormalidade, pode se desenvolver de maneira mais lateralizada.

Outra causa identificada é a retração gengival. Essa situação faz com que a gengiva sofra um tipo de retração e assim os dentes parecem ficar maiores do que realmente são, mais longos.

A retração em si não causa os diastemas, mas a consequência dela sim. Essa retração pode favorecer a movimentação dos dentes na boca, fazendo com que eles abram um espaço entre o dente adjacente e assim forme o diastema.

Como tratar o diastema?

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é essencial descobrir a causa do diastema para que ele não volte a se desenvolver. Por exemplo, se o problema for a retração gengival, antes de tratar o diastema, que é uma consequência, é preciso tratar a raiz do problema.

Veja abaixo os principais tratamentos para diastemas oferecidos no mercado.

• Manter o diastema

Sim, o diastema pode ser mantido se não coloca outras funções bucais em risco e se não é um problema para você. Se manter o diastema não causa nenhum tipo de prejuízo para sua saúde física ou mental, pode mantê-lo sem maiores problemas.

• Remoção do freio labial

Caso o profissional identifique que a causa do diastema é o freio labial, então a solução deverá removê-lo por meio de um procedimento cirúrgico chamado de frenectomia. Pode ser o suficiente realizar apenas a frenotomia que é um corte na membrana com o objetivo de dividir o freio ou reduzir o tamanho dele. Após a recuperação cirúrgica que é rápida, deve-se usar algum tipo de aparelho ortodôntico que feche o diastema.

• Uso de resina

É possível fazer uso da resina para fechar os espaços entre os dentes e assim, resolver o diastema. Esse tipo de tratamento pode estar associado ou não ao ortodôntico, servindo como uma forma de complementação do tratamento.

• Facetas de porcelana

Muitas pessoas estão usando as facetas de porcelana com finalidades estéticas, principalmente os famosos. As facetas oferecem um aspecto bastante natural e também ajudam a deixar os dentes mais alinhados e com tamanhos uniformes. Assim, é possível usar a faceta de porcelana para fechar o espaço que possa existir, eliminando assim o diastema de maneira rápida e prática.

• Invisalign®

O Invisalign® é um tratamento ortodôntico que visa a movimentação dos dentes para que eles possam ficar alinhados. Esse é um tipo de tratamento utilizado também para outros problemas de saúde bucal como apinhamento, dentes desalinhados e outros.

Esse tipo de tratamento oferece uma série de benefícios. Além de resolver o diastema sem a necessidade de nenhum tipo de intervenção cirúrgica (a depender do caso), o paciente não se sente constrangido pela aparência do aparelho.

Ele é fabricado em acrílico e feito especificamente para o paciente. Para a fabricação do aparelho é necessário fazer um molde dos dentes do paciente que será utilizado para fazer o Invisalign®. O aparelho transparente fica imperceptível em fotos ou vídeos.

Você tem diastema? Então, procure alguém especializado no tratamento de Invisalign®. Para isso, você pode agendar uma avaliação na Odonto Uno com a ortodontista Dra. Helena Yogi, especializada em Invisalign®.

Você tem dúvidas sobre Diastemas? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou Ligue para (11) 5081-3724.

converse com uma atendente odontouno

De segunda à sexta, de 8h às 18h