dentes-alinhados-invisalign-odontouno

Quais os melhores tratamentos para ter dentes alinhados?

Quem não quer ter um sorriso bonito? Sabemos que um belo sorriso consegue abrir portas, nos deixa mais bonitos e a beleza interfere e muito no nosso dia a dia, até mesmo nas oportunidades dentro do mercado de trabalho. Ter dentes alinhados faz parte desse pacote e você precisa se quer ter mais vantagens no seu dia a dia.

Aliás, por que tenho dentes desalinhados? Uma boa parte de população enfrenta o mesmo problema. Isso se deve, principalmente, à genética. A mistura de povos encontrada no país interfere nessa questão. Por exemplo, o maxilar é pequeno para o tamanho dos dentes que, por sua vez, acabam virando, indo para frente ou para trás para dar lugar aos outros que vão nascendo.

E não é apenas a genética que interfere. Alguns maus hábitos também podem desalinhar os nossos dentes. A chupeta e o hábito de chupar o dedo são alguns deles. Quando adultos, adotamos o péssimo comportamento de morder as tampas das canetas, forçar os dentes uns contra os outros e demais manias que adquirimos. Tudo isso pode interferir.

Veja abaixo como ter dentes alinhados e quais as consequências de permanecer com eles tortos.

Por que tratar os dentes apinhados?

Dentes apinhados, também chamados de desalinhados, pode trazer uma série de consequências ruins para a nossa saúde. Uma delas é a mordida. Ela pode ficar seriamente comprometida, impedindo assim que os alimentos sejam mastigados da maneira correta. O desalinhamento pode impedir, inclusive, que o indivíduo consuma certos tipos de alimentos como as carnes. Além disso, pode causar problemas também na fala e lesão na articulação temporomandibular.

Outros problemas estão relacionados com a higiene bucal. Os dentes desalinhados dificultam a limpeza como a entrada das cerdas da escova em alguns locais e como os dentes estão bem apertados, o uso do fio dental também fica prejudicado.

Isso, por sua vez, contribui para o desenvolvimento de bactérias que causam a placa e a cárie. Também podem causar outros problemas como a gengivite e a formação de tártaro. E, como os dentes estão desalinhados, o diagnóstico precoce também fica mais difícil.

Como ter dentes alinhados?

O primeiro passo é procurar a especialista Dra. Helena Yogi que, nesse caso, é a ortodontista. O tratamento conta com três estágios, momentos ou também chamados fases.

  • Estágio 1

É o momento no qual o tratamento tem como objetivo abrir mais espaço na boca. Aqui temos como exemplo os expansores palatais que são utilizados para aumentar o tamanho do palato (mais conhecido como céu da boca) e também as barras linguais que visam aumentar a arcada de baixo.

  • Estágio 2

Também conhecida como correção ativa, o estágio 2 é o momento no qual os aparelhos são colocados nos dentes. Eles podem ser fixos, móveis, de metal, aparelhos transparentes, o que for melhor para você e para o seu problema.
É nesse momento que os dentes costumam ser “puxados” pelos aparelhos para que voltem para o lugar no qual deveriam estar e assim, fiquem alinhados.

  • Estágio 3

Conhecido também como estágio da retenção. É nesse momento em que os dentes passam a ser monitorados por visitas semestrais — dependendo de cada caso — e também o paciente passa a usar um retentor que pode ser fixo ou removível.

Quais os tipos de tratamento?

Existem 3 tipos principais de tratamento para os dentes desalinhados. Um deles é o contorno estético, mais indicado para quem não tem necessariamente um apinhamento, mas os dentes são apenas de tamanhos diferentes e com algumas pontas. O dentista faz um tipo de lixamento e assim, altera o formato dos dentes para que eles fiquem com uma melhor aparência estética.

Outro tipo bastante comum é o aparelho de metal. É o tratamento mais popular, porém, não é esteticamente agradável e ainda prejudica a limpeza dos dentes que precisa ser feita com itens específicos.

Outro tratamento já conhecido, mas ainda pouco popularizado, especialmente nas pequenas cidades, é o Invisalign®. É um método bastante recente e que tem como principalmente vantagem ser feito especificamente para cada paciente. Os alinhadores são feitos sob medida, respeitando assim as características de cada pessoa.

É fabricado um molde feito em acrílico que fica completamente transparente e se encaixa de forma perfeita em torno dos dentes. Assim, a sua aparência não fica prejudicada, um grande benefício em comparação aos aparelhos convencionais.

São colocadas placas alinhadoras nos dentes do paciente que, cerca de 2 vezes por mês, precisa ir ao ortodontista especializado em Invisalign® para trocar essas placas. Dessa maneira, aos poucos os dentes ficam mais alinhados oferecendo a você um sorriso incrível e sem prejudicar o seu dia a dia. Ter dentes alinhados ficou muito mais fácil.

A Dra. Helena Yogi especialista em Invisalign® em São Paulo pode devolver a qualidade do seu sorriso, agende uma avaliação na clínica Odonto Uno – somos especialistas no seu sorriso!

agende-uma-avaliacao-odontouno

Você tem dúvidas sobre Dentes Alinhados? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou Ligue para (11) 5081-3724.
   
Diretora Técnica: Dra. Helena Yogi CRO/SP - 48.561
Helena Yogi - Doctoralia.com.br

Rua Pedro de Toledo, 80 – Sala 71, Vila Clementino SP (ao lado do Metrô Santa Cruz)

Telefones e Whatsapp de Atendimento:

(11) 97470-7172 / (11) 5081-3724

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h