mordida-cruzada-invisalign-odontouno

O que é mordida cruzada e como tratar o problema?

Você já ouviu falar em mordida cruzada? Pode ser que você até tenha o problema, mas ainda não se deu conta disso. A principal característica dessa condição é que, ao fechar a boca, os molares de cima não conseguem se alinhar aos molares de baixo. Eles ficam ou mais próximos da bochecha ou mais próximos da língua, fazendo com que o sorriso fique torto.

Basicamente, existem dois tipos de mordida cruzada: a posterior, quando os dentes de cima ficam atrás dos dentes de baixo e a anterior, quando os dentes de cima ficam à frente dos dentes de baixo.

A mordida cruzada não se resume a um problema estético. Ela provoca outras comorbidades como cárie, inflamação na gengiva também conhecida como gengivite, tártaro e outros problemas. Eles são apenas uma consequência que a mordida cruzada oferece por dificultar a higiene dos dentes.

Saiba mais sobre essa condição e identifique se você está ou não com o problema e qual é a solução para ele.

Quais as causas?

A mordida cruzada costuma surgir na infância, não desaparecendo com o avançar da idade. Aliás, quanto mais precoce for o tratamento, melhor o prognóstico e menores as chances de problemas associados.

Há também outras possíveis causas e fatores associados à causa da mordida cruzada. Fatores genéticos, desenvolvimento irregular dos maxilares, falta de espaço na arcada dentária e até mesmo a má postura podem provocar a mordida cruzada.

Quais as principais consequências?

A mordida cruzada, quando não tratada, pode trazer uma série de problemas para o indivíduo. Como dissemos, a higiene bucal fica comprometida por causa do posicionamento dos dentes. O uso do fio dental fica complicado, pois é difícil alcançar determinados locais na boca.

Além dos problemas bucais, podemos contar com os problemas estéticos que podem se tornar mais graves quando os ossos da face começam a ficar desalinhados. A fonética, a respiração e a mastigação também ficam prejudicados, a articulação temporomandibular pode ficar bastante lesionada e causar sérias dor de cabeça.

Além disso, é preciso pensar também nos problemas emocionais. Esse paciente passa a ficar com a autoestima mais baixa por conta do visual estético. As crianças, por exemplo, podem ser alvo de bullying na escola e crescer com um sério complexo de inferioridade que pode afetar a vida adulta.

Como saber se tenho mordida cruzada?

Além dos problemas nas articulações temporomandibulares, a dor de cabeça e também o sorriso torto, você pode sentir dificuldade para fechar e abrir a boca, sentir um zumbido nos ouvidos, ter maior sensibilidade nos dentes ou mesmo ter perda de gengiva e até do osso do maxilar.

Se você apresenta algum desses problemas, procure um dentista de sua confiança o quanto antes. O mesmo vale para as crianças. Assim, os pais devem ficar atentos a esses sinais e sintomas para um diagnóstico precoce e maior rapidez no tratamento.

Quais as formas de tratamento?

E falando em tratamento, eis que falaremos das formas de tratamento que existem no mercado para a mordida cruzada. Veja a lista deles abaixo.

  • Expansor de palato

O expansor de palato tem como função, como o próprio nome já diz, aumentar o tamanho do palato, região mais conhecida como céu da boca. Ao provocar essa expansão, o expansor abre espaço para que os molares superiores se movam em direção ao espaço mais adequado e assim, a mordida seja corrigida. Para obter os benefícios desse tratamento, será preciso ir ao dentista regularmente para que o tamanho do palato aumente de forma progressiva.Essa técnica costuma ser mais indicada para crianças, pois essa região ainda está em formação e essa mobilidade acontece de forma mais rápida.

  • Extração dentária

Já esse tipo de tratamento é mais adequado para os pacientes que apresentam problemas nos dentes inferiores. Take a look at aristocrat free pokies. Alguns poucos são removidos, como os sisos, por exemplo, para abrir espaço. Assim, os outros dentes acabam se adaptando e a mordida cruzada some gradualmente.

  • Invisalign®

Os aparelhos ortodônticos transparentes são os mais indicados e mais utilizados para o tratamento da mordida cruzada em adultos. Ele consegue movimentar os dentes gradualmente para que eles fiquem na posição correta e assim, tratar a mordida cruzada. O Invisalign® é um tipo de aparelho ortodôntico que oferece um melhor visual estético já que ele é totalmente transparente. É feito um molde em acrílico, específico para cada paciente, tornando o tratamento ainda mais personalizado.

Na hora de fazer o tratamento, busque por um ortodontista especialista em Invisalign® como a Dra. Helena Yogi, da clínica Odonto Uno em São Paulo, entre em contato para marcar a sua avaliação!

agende-uma-avaliacao-odontouno

Você tem dúvidas sobre Mordida Cruzada? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou Ligue para (11) 5081-3724.

[tcb-script src=”//conteudos.odontouno.com.br/focus/1.js” type=”text/javascript” charset=”utf-8″ async=”async”][/tcb-script]

   
Diretora Técnica: Dra. Helena Yogi CRO/SP - 48.561
Helena Yogi - Doctoralia.com.br

Rua Pedro de Toledo, 80 – Sala 71, Vila Clementino SP (ao lado do Metrô Santa Cruz)

Telefones e Whatsapp de Atendimento:

(11) 97470-7172 / (11) 5081-3724

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h