O que é mordida cruzada e como tratar o problema?
Você já ouviu falar em mordida cruzada? Pode ser que você até tenha o problema, mas ainda não se deu conta disso. A principal característica dessa condição é que, ao fechar a boca, os molares de cima não conseguem se alinhar aos molares de baixo. Eles ficam ou mais próximos da bochecha ou mais próximos da língua, fazendo com que o sorriso fique torto.
Basicamente, existem dois tipos de mordida cruzada: a posterior, quando os dentes de cima ficam atrás dos dentes de baixo e a anterior, quando os dentes de cima ficam à frente dos dentes de baixo.
A mordida cruzada não se resume a um problema estético. Ela provoca outras comorbidades como cárie, inflamação na gengiva também conhecida como gengivite, tártaro e outros problemas. Eles são apenas uma consequência que a mordida cruzada oferece por dificultar a higiene dos dentes.
Saiba mais sobre essa condição e identifique se você está ou não com o problema e qual é a solução para ele.
Quais as causas?
A mordida cruzada costuma surgir na infância, não desaparecendo com o avançar da idade. Aliás, quanto mais precoce for o tratamento, melhor o prognóstico e menores as chances de problemas associados.
Há também outras possíveis causas e fatores associados à causa da mordida cruzada. Fatores genéticos, desenvolvimento irregular dos maxilares, falta de espaço na arcada dentária e até mesmo a má postura podem provocar a mordida cruzada.
Quais as principais consequências?
A mordida cruzada, quando não tratada, pode trazer uma série de problemas para o indivíduo. Como dissemos, a higiene bucal fica comprometida por causa do posicionamento dos dentes. O uso do fio dental fica complicado, pois é difícil alcançar determinados locais na boca.
Além dos problemas bucais, podemos contar com os problemas estéticos que podem se tornar mais graves quando os ossos da face começam a ficar desalinhados. A fonética, a respiração e a mastigação também ficam prejudicados, a articulação temporomandibular pode ficar bastante lesionada e causar sérias dor de cabeça.
Além disso, é preciso pensar também nos problemas emocionais. Esse paciente passa a ficar com a autoestima mais baixa por conta do visual estético. As crianças, por exemplo, podem ser alvo de bullying na escola e crescer com um sério complexo de inferioridade que pode afetar a vida adulta.
Como saber se tenho mordida cruzada?
Além dos problemas nas articulações temporomandibulares, a dor de cabeça e também o sorriso torto, você pode sentir dificuldade para fechar e abrir a boca, sentir um zumbido nos ouvidos, ter maior sensibilidade nos dentes ou mesmo ter perda de gengiva e até do osso do maxilar.
Se você apresenta algum desses problemas, procure um dentista de sua confiança o quanto antes. O mesmo vale para as crianças. Assim, os pais devem ficar atentos a esses sinais e sintomas para um diagnóstico precoce e maior rapidez no tratamento.
Quais as formas de tratamento?
E falando em tratamento, eis que falaremos das formas de tratamento que existem no mercado para a mordida cruzada. Veja a lista deles abaixo.
-
Expansor de palato
O expansor de palato tem como função, como o próprio nome já diz, aumentar o tamanho do palato, região mais conhecida como céu da boca. Ao provocar essa expansão, o expansor abre espaço para que os molares superiores se movam em direção ao espaço mais adequado e assim, a mordida seja corrigida. Para obter os benefícios desse tratamento, será preciso ir ao dentista regularmente para que o tamanho do palato aumente de forma progressiva.Essa técnica costuma ser mais indicada para crianças, pois essa região ainda está em formação e essa mobilidade acontece de forma mais rápida.
-
Extração dentária
Já esse tipo de tratamento é mais adequado para os pacientes que apresentam problemas nos dentes inferiores. Alguns poucos são removidos, como os sisos, por exemplo, para abrir espaço. Assim, os outros dentes acabam se adaptando e a mordida cruzada some gradualmente.
-
Invisalign®
Os aparelhos ortodônticos transparentes são os mais indicados e mais utilizados para o tratamento da mordida cruzada em adultos. Ele consegue movimentar os dentes gradualmente para que eles fiquem na posição correta e assim, tratar a mordida cruzada. O Invisalign® é um tipo de aparelho ortodôntico que oferece um melhor visual estético já que ele é totalmente transparente. É feito um molde em acrílico, específico para cada paciente, tornando o tratamento ainda mais personalizado.
Na hora de fazer o tratamento, busque por um ortodontista especialista em Invisalign® como a Dra. Helena Yogi, da clínica Odonto Uno em São Paulo, entre em contato para marcar a sua avaliação!