O creme dental infantil indicado para prevenção de cárie dentária é o que contém 1.100 ppm de concentração de flúor na pasta (vide na embalagem do produto). Os cremes que apresentam concentração inferior ou zero de flúor apenas limpam o dente sem ter a função do flúor que é o de fortalecer o esmalte e impedir a evolução da cárie dental.
Qual a quantidade de pasta que deve ser colocada na escova?
A quantidade depende da idade. Para bebês até 3 anos de idade, a quantidade da pasta é do tamanho do “grão de arroz” e para crianças acima de 3 anos o tamanho de um “grão de ervilha”. Manter as pastas fora do alcance das crianças e sempre sob a supervisão dos responsáveis durante a escovação dos filhos.
O que pode acontecer se meu filho engolir creme dental?
Quando a criança utiliza creme dental com flúor acima do recomendado poderá apresentar a fluorose dentária. Devido ao aumento da ingestão de flúor durante a fase de formação dos dentes, ocorre um defeito qualitativo no esmalte, formando manchas brancas no esmalte do dente permanente.
É necessário a aplicação de flúor ?
Em todos os casos, a aplicação do flúor pelo profissional tem como objetivo fortalecer o esmalte e evitar a evolução da cárie dental. Algumas crianças apresentam alto risco de evolução da cárie dental. Nestes casos, recomenda-se o complemento periódico da aplicação do flúor pelo dentista. A frequência é determinada após a avaliação de cada caso.
Quando devemos começar a usar o creme dental com flúor?
Segundo a Dra. Helena Yogi, Mestre em Odontopediatria pela USP, o hábito de higiene oral deve iniciar cedo, limpando as gengivas e a língua do seu filho com pano e água. Assim que os dentes começam a aparecer, escovar duas vezes ao dia com creme dental fluoretado (1100 ppm de concentração de flúor) com uma escova de dente macia apropriada para a idade. Use uma “sujeirinha” de pasta de dente para escovar os dentes de uma criança de até 3 anos de idade . Para 3-6 anos de idade, dispensar uma quantidade “tamanho de uma ervilha” de pasta de dente . Lembre-se que a criança não tem a capacidade de escovar os dentes de forma eficaz, sempre um adulto deve executar para ela até que tenha coordenação motora para realizar sozinha.
Quantas vezes o meu filho precisa ir ao dentista?
Recomenda-se um a cada seis meses de check-up de forma a prevenir as cáries e outros problemas dentários. No entanto, o odontopediatra pode dizer quando e quantas vezes seu filho deve visitar com base no risco à cárie dentária de cada criança.
Converse com nossa equipe sobre o revolucionário tratamento com aparelho transparente, móvel e com tecnologia 3D. Seu filho sem dor!
741
398